segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ilha Diana


Os alunos do 7º semestre de turismo da Unibr, sob orientação da professora Rosa Maria Tamizari, fizeram um estudo do potencial turístico da Ilha Diana, localizada em Santos.

Pautado na preocupação da questão autenticidade, se faz necessário um estudo mais aprofundado da fomentação do turismo em quaisquer regiões. O impacto causado nas populações poderá ser indelével, descaracterizando para sempre a cultura de uma comunidade receptora. Por isso, respeitar o ambiente onde essas comunidades estão inseridas é a palavra de ordem.

O turismo pode e deve trazer benefícios culturais como a promoção da cultura e a sua sobrevivência, renovada pelo interesse despertado pelos turistas, a revalorização dos costumes locais e uma maior troca cultural. Tudo isso pode ser possibilitado e bem administrado através do Turismo de Base Comunitária que prevê requisitos importantes baseado no tripé: planejamento, preservação e sustentabilidade.

Proposta do Projeto

Estudo para diagnosticar a situação atual do núcleo comunitário Ilha Diana, através de levantamentos de dados identificando suas potencialidades, e orientando-os ao fomento de Turismo de Base Comunitária.

A partir desse estudo, identificar quais são os possíveis atrativos que a comunidade em questão tem para oferecer, e transformá-los em produtos turísticos.

Localizada na Foz do Rio Diana, na Área Continental de Santos, o bairro Ilha Diana é um exemplo de povoado caiçara, que hoje ainda subsiste, embora com dificuldades.

A comunidade da Ilha Diana é formada pela miscigenação de indígenas, colonizadores portugueses e em menor escala de escravos africanos.

Dentro desta complexidade, escolhemos como objeto de nosso estudo a comunidade da Ilha Diana, por se tratar possivelmente do único grupo que apresenta elementos ainda vivos da cultura caiçara e do turismo de base comunitária, em Santos.


Professora Rosa Maria Tamizari

Nenhum comentário:

Postar um comentário