segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UNIBR é a primeira faculdade a implantar uma rede social própria



Iniciativa partiu de estudos de dois profissionais: um especialista na criação de softwares e um diretor de arte, que vislumbraram na rede uma ferramenta para conciliar conteúdo curricular e relacionamento entre os estudantes

Mais uma vez na UNIBR - Faculdade de São Vicente a inovação vem à tona em prol dos estudantes. A Instituição é a primeira a disponibilizar aos seus alunos, ex-alunos, professores, coordenadores e funcionários uma rede social própria. O coquetel de lançamento do projeto, para convidados, acontecerá no dia 5 de agosto, às 19h30, no campus da faculdade (av. Capitão Mor Aguiar, 798, em São Vicente).

A UNIELO, como a rede é chamada, foi desenvolvida depois de um ano e meio de planejamento, pelo diretor executivo da SoftGen Consultoria (empresa especializada na criação de softwares e aplicações para internet), Marlos Galvão, e pelo diretor de arte da V!GO Comunicação, Ewerton Rong, ambos com mais de dez anos de experiência nas áreas de TI , EAD, Educação, conteúdos de redes e comunicação.

“Percebemos que um software de rede social pode ser naturalmente aplicado a uma Instituição de Ensino Superior (IES), desde que garanta a livre comunicação entre os alunos (com a qual eles já estão habituados, por causa das redes sociais mais antigas) e, ao mesmo tempo, forneça à instituição uma ferramenta com a qual possa se comunicar por meio de uma linguagem moderna, atual, e informal. Não esquecendo, claro, de manter a seriedade necessária quando o assunto é ensino”, explicam os idealizadores, que conhecem iniciativas semelhantes no exterior.

Como funciona
O acesso na rede será simples: basta o estudante entrar no endereço eletrônico www.unielo.com.br e preencher os dados de login requisitados e a senha. A partir daí, poderá fazer contato com outros estudantes, estreitar amizades, além de ter acesso a uma série de benefícios, tais como descontos e promoções em baladas, restaurantes, livrarias, bares e organizações parceiras da Unibr.

Os usuários poderão ainda acessar conteúdos de aprendizagem, vídeos, textos e apresentações complementares, fóruns de discussão além de material de base para provas, trabalhos e projetos acadêmicos, entre outros. A Unielo promoverá, dessa forma, um compartilhamento muito maior de informações e conteúdos entre toda a comunidade acadêmica da Unibr.

“O entretenimento será a primeira integração que a rede vai proporcionar aos estudantes. Mas, mais adiante, ela também será integrada a faculdades de outras cidades e de outros países, de forma que os estudantes troquem experiências com os colegas universitários ao redor do mundo”, enfatizam.

A plataforma, livre dos spams das redes sociais abertas, vai permitir que sejam criadas aplicações e programas sob medida para a necessidade da faculdade. Como toda rede, ela será uma plataforma com constantes up grades em todos os dispositivos, links e parceiros que forem agregados. O conteúdo será moderado pela equipe de gerenciamento formada por programadores e analistas de sistemas e educadores.

"A Unielo permite que os alunos se relacionem numa plataforma que eles já conhecem e dominam. A Unibr está, na verdade, patrocinando um canal de comunicação cativo do jovem, falando a linguagem destes, disponibilizando o compartilhamento de conteúdos e se postando muito mais perto de sua comunidade”, comenta o prof. Valdir Lanza, da Unibr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário