segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Palestra de Fabio Ribeiro no VII CONGRESSO MUNDIAL DE ADMINISTRAÇÃO NA ITÁLIA E SUIÇA

EDUCAÇÃO, ACESSO, GLOBALIZAÇÃO E TRABALHO, UMA NOVA ESPERANÇA –– Estudo de caso sobre a UNIBR em São Vicente, SP, Brasil

Resumo

A educação brasileira tem uma grande distinção em relação ao mercado. Na mesma oferta, mas com barreiras que trafegam entre qualidade e acesso. A grandeza de oferta de produtos e bens de consumo não interage com a parcela de acesso e qualidade de ensino no sistema de ensino superior brasileiro. Pós década de 1980, houve uma grande explosão de faculdades, centros universitários e universidades no país, mas não necessariamente atendendo as reais necessidades da população, e principalmente no desenvolvimento de micro regiões e Estados. Com o advento do pré-sal e também com a importância da Baixada Santista no desenvolvimento do Brasil através do Porto de Santos, a região ganha uma nova perspectiva de crescimento, mas junto com uma obrigação, a formação de mão de obra qualificada. Historicamente o Brasil sofre com este problema, pois durante anos a realidade educacional em todos os níveis foi desrespeitada em relação ao potencial estratégico da Nação e do próprio Governo. Até o hoje o Brasil importa muita mão de obra qualificada, e principalmente com intensidade nas áreas de engenharias e tecnologia, áreas estas que foram desprezadas durante anos no país, principalmente pelo baixo desempenho no ensino das ciências exatas na base. Considerando toda perspectiva de crescimento da Baixada Santista, e do próprio Brasil com o Pré-Sal e a própria demanda de postos em relação ao Porto de Santos e de companhias inseridas diretamente nestes contextos, por exemplo a Petrobras, as escolas e universidades têm uma responsabilidade direta em desenvolver este processo para a sociedade. E considerando a distância da educação para populações carentes, uma faculdade na cidade de São Vicente no Estado de São Paulo, e a segunda com o maior índice populacional dentro do chamado Pré-Sal abraçou o projeto de construir acesso aos jovens para uma nova oportunidade de vida e conhecimento na nova riqueza do Brasil. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o projeto de educação, acesso, globalização e trabalho da UNIBR para jovens das classes C e D da Baixada Santista em carreiras voltadas para os novos negócios do Pré-Sal e do Porto de Santos. Alem disso mostrar os resultados que esta escola conseguiu com a criação de acesso profissional com qualidade e inserção em projetos internacionais com Europa e África. Assim, o problema proposto é: Como criar condições de acesso ao trabalho em um novo cenário de crescimento na Baixada Santista com o Pré-Sal para jovens carentes? Em apenas três anos, a UNIBR apostou em acesso e qualidade de ensino, e principalmente em entender a linguagem deste jovem desprovido social e economicamente de recursos, e como hoje o mercado absorve de forma profissional este valioso jovem.

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